Acessos

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Miopia



A miopia é uma alteração na visão devido ao globo ocular ser demasiado longo e/ou a córnea demasiado curvada. Esta alteração faz com que a focalização da luz das imagens seja feita antes da retina (erro refractário). Normalmente, a focalização é feita na retina. A visão destas pessoas é normal ao perto, mas ao longe fica desfocada.
É uma doença hereditária e costuma surgir na infância. Pode estagnar ou evoluir com a idade.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas são diversos:
- Dor de cabeça,
- Dificuldade em focar objectos ao longe,
- Maior necessidade de concentração ao conduzir,
- Cansaço nos olhos,
- Franzir a testa e a região ao redor dos olhos para tentar ver com nitidez ao longe,
- Escreve colocando a cabeça junto ao papel,
- Pestanejar constante.

Diagnóstico

Através dos sinais e sintomas o médico pode suspeitar de miopia. Os exames de rotina feitos pelo oftalmologista são suficientes para confirmar o diagnóstico.

Tratamento

Atualmente, a miopia tem correcção e cura, através de óculos, lentes de contacto e cirurgia.
As lentes usadas na miopia são divergentes (côncavas) para permitir a focalização, ou seja, colocar a imagem na retina. São espessas nos bordos e pesadas.
As lentes de contacto também permitem a correcção mas exigem mais cuidado na sua utilização e manutenção do que as lentes dos óculos. O médico é que pode determinar se a pessoa pode usar lentes de contacto e quais as mais apropriadas.
O tipo de cirurgia efectuada pelo oftalmologista depende de cada situação e do tipo de miopia, ou seja das dioptrias. A cirurgia pode alterar a curvatura da córnea para que a luz das imagens se foque na retina. Outro tipo de cirurgia consiste na introdução de uma lente muito fina na córnea. Também existe a correcção por laser, onde é removida uma parte da espessura da córnea.
As cirurgias têm uma elevada taxa de sucesso. Num reduzido número de pessoas pode ser necessário usar óculos ou lentes de contacto, de menor graduação, depois da cirurgia. Geralmente, estas pessoas tinham grandes dioptrias antes da cirurgia.
A cirurgia é feita com anestesia local em gotas e demora aproximadamente 15 minutos. A maioria dos doentes tem alta no final do próprio dia ou no seguinte. A luz pode incomodar (fotofobia) pelo que deve usar óculos de sol.
A cirurgia é feita apenas na idade adulta, em pessoas cuja graduação não alterou durante o ano anterior à cirurgia e que estejam devidamente informadas da cirurgia.

Complicações da cirurgia

A correcção da miopia pode ser insuficiente ou demasiado. Em ambos os casos pode ser necessário usar óculos para correcção ou nova cirurgia.
Pode haver infecção ou alteração da estrutura da córnea. Pode ser necessária medicação e tratamentos complementares.
No pós-operatório pode haver uma regressão e surgir novamente miopia.


Clique aqui para acessar a Fonte

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Digite aqui seu comentário :D

Física em Evolução - FV Sponsored by:Felipe Gustavo