Acessos

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ressonância Magnética #11

A Ressonância Magnética é um dos mais significativos avanços do século no que diz respeito a diagnósticos médicos por imagem. Permite imagens em duas ou três dimensões, de qualquer parte do corpo.
Sob efeito de um potente campo magnético, prótons do corpo humano são sensibilizados de maneira uniforme, principalmente os presentes nos átomos de Hidrogênio (a água perfaz 69% do volume corporal). Em seguida um campo magnético oscilatório (rádio frequência) é emitido, obedecendo o ritmo desses prótons (em ressonância com esses) que, uma vez cessado, "devolve" a energia absorvida nesse processo, permitindo a formação da imagem através da decodofocação de sinais por computadores. As imagens produzidas são de alta resolução.
Além de não irradiar o paciente, pois não utiliza o Raio X, método disponível e mais difundido até há pouco, a Ressonância Magnética na medicina contemporânea, tornou-se um dos métodos mais estudados nos grandes centro médicos mundiais.
Não causa qualquer desconforto ao paciente, sendo necessário apenas que se permaneça imóvel durante o exame. Não apresenta contra indicações, exceto a portadores de marca-passos cardíacos e materiais metálicos (clips metálicos e outros) que possam sofrer indução eletromagnética.

2 comentários:

FMorais disse...

[b]O unico problema desse procedimento é a demora, que obriga o paciente a ficar dentro dessa maquina ( só de pensar fico com calafrios ) que é muito desconfortável, e pessoas caustrofóbicas com certeza não iriam se sentir muito bem

Anônimo disse...

As pessoas que sofrem de castrofobia,não aquentaria muito tempo,sairia de la praticamente desacordada...alem de tudo é um lugar muito frio e quando ligar o aparelho e derrepente aquela luz forte deixa a pessoa cega...mas essa maquina tambem ajuda,as vezes a pessoa pode ter algum problema de saude!E então tem o seu lado bom e ruim!
BIANCA RIBEIRO

Postar um comentário

Gostou? Digite aqui seu comentário :D

Física em Evolução - FV Sponsored by:Felipe Gustavo