Sob efeito de um potente campo magnético, prótons do corpo humano são sensibilizados de maneira uniforme, principalmente os presentes nos átomos de Hidrogênio (a água perfaz 69% do volume corporal). Em seguida um campo magnético oscilatório (rádio frequência) é emitido, obedecendo o ritmo desses prótons (em ressonância com esses) que, uma vez cessado, "devolve" a energia absorvida nesse processo, permitindo a formação da imagem através da decodofocação de sinais por computadores. As imagens produzidas são de alta resolução.
Além de não irradiar o paciente, pois não utiliza o Raio X, método disponível e mais difundido até há pouco, a Ressonância Magnética na medicina contemporânea, tornou-se um dos métodos mais estudados nos grandes centro médicos mundiais.
Não causa qualquer desconforto ao paciente, sendo necessário apenas que se permaneça imóvel durante o exame. Não apresenta contra indicações, exceto a portadores de marca-passos cardíacos e materiais metálicos (clips metálicos e outros) que possam sofrer indução eletromagnética.
Clique AQUI para acessar a fonte.
1 comentários:
Eu nunca tinha ouvido falar sobre Ressonância Magnética, porém com esse post conclui várias coisa como:ressonância magnética permite imagens de alta resolução, duas ou três dimensões de qualquer parte do corpo, e o mais importante não causa nenhum desconforto no paciente, não tem contra indicações exceto pessoas que possuem marca passos e materiais metálicos.
Postar um comentário
Gostou? Digite aqui seu comentário :D