O hipermétrope tem mais dificuldade para ver de perto do que de longe.
O funcionamento do olho
Quando o olho não apresenta nenhuma deficiencia visual, a imagem dos objetos, próximos ou distantes, forma-se sobre a retina.
O cristalino muda sua forma em função das distâncias, a fim de reproduzir uma imagem nítida: é o chamado poder de acomodação.
A acomodação funciona desde uma distância de alguns centímetros até aproximadamente 6m. Quando a imagem não se forma sobre a retina, a visão é desfocada.
Olho normal

A imagem se forma atrás da retina
Olho hipermétrope

A imagem se forma na retina
Os primeiros sinais
Fadiga ocular e dores de cabeça?
O esforço permanente de acomodação pode ser a causa destas manifestações, mais freqüentes ao fim da tarde e depois do trabalho.
Uma fraca hipermetropia passa freqüentemente desapercebida até os 35/40 anos, pois o olho "acomoda" para estabelecer uma imagem nítida.
Na criança, quando a hipermetropia é forte, percebemos isto mais cedo, pois a deficiência é muitas vezes acompanhada de estrabismo, que deve ser rapidamente corrigido.

Correção
A hipermetropia é corrigida com uma lente convergente (convexa), que recoloca a imagem sobre a retina. Alivia-se, assim, o esforço da acomodação ocular, evitando a fadiga e as dores de cabeça.
Clique aqui para acessar a fonte
3 comentários:
Gostei muito dessa postagem pois eu não tinha nenhuma noção do que era/é Hipermetropia, eu não tinha noção de como era/é forma (projetada) as imagens em nossos olhos.
nossa muito bom, agora sim deu pra entender um pouco mais sobre Hipermetropia .
Achei interessante o fato do olho realizar a "acomodação" pra podermos enxergar melhor. Mas como foi visto isso nem sempre é possível, e problemas como a Hipermetropia podem estar presentes.
Postar um comentário
Gostou? Digite aqui seu comentário :D