Acessos

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Presbipia

O olho tem um sistema de focalização de imagens, que é formado pela CÓRNEA, CRISTALINO, MÚSCULOS CILIARES E RETINA.





A parte desse sistema formada pelo: CRISTALINO E MÚSCULOS
CILIARES tem papel importante na focagem (ou focalização) dos objetos e tem variada sua eficácia com a evolução da idade do indivíduo. Isso significa que durante a infância e adolescência conseguimos uma grande amplitude de focalização, que pode compensar graus que possamos ter.
A medida em que se passam os anos, vai ocorrendo uma diminuição de nossa capacidade de focalização e desta a necessidade da utilizaçào de lentes corretivas (óculos, lentes de contato).

As fibras que formam o CRISTALINO, que é uma lente de poder variável dependendo de nossa necessidade de focalização, vão perdendo sua elasticidade e como conseqüência,
sua capacidade de focalização em especial de objetos que nos estão próximos. Esse fenômeno é a PRESBIOPIA.
A PRESBIOPIA , popularmente chamada de VISTA CANSADA pode ser corrigida de várias maneiras. Com óculos sómente para perto, quando a pessoa tem boa visão de longe e não
necessita de uma alternância freqüente de visão longe/perto.

Os óculos MULTIFOCAIS são aqueles que na aparência são como óculos comuns, mas têm em sua parte inferior um grau mais "forte", para a focalização dos objetos próximos. Não tem uma "divisão" visível.

Quanto aos óculos BIFOCAIS, esses têm uma faixa visível que é a separação do grau de longe em relação ao de perto da lente.
Atualmente se pode lançar mão de um recurso ótico muito prático e estèticamente muito moderno para se corrigir a PRESBIOPIA, que que é a LENTE DE CONTATO.
Pode-se usar dessa correção em dois modos com LENTES DE CONTATO. No caso da chamada MONOVISÃO se corrigem um olho para longe e o outro para perto. Serve
para casos em que não há ainda uma grande diferença do grau de perto em relação ao grau de longe.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Digite aqui seu comentário :D

Física em Evolução - FV Sponsored by:Felipe Gustavo