Acessos

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ondas mecanicas

Para o entendimento básico das características básicas de todas essas ondas, iniciamos o nosso estudo pelas ondas mecânicas. Quando deixamos cair uma pedra em um lago, sua energia cinética é transferida para as partículas adjacentes da água, em forma de pressão, formando o que se convencionou chamar de "onda mecânica". Essa onda mecânica se desloca como um círculo em expansão. Imaginando várias pedras caindo em intervalos regulares, poderemos visualizar a criação de uma série de círculos concêntricos, todos se deslocando da mesma forma que o primeiro.

Quanto maior a freqüência de pedras caindo, maior será o número de ondas em um mesmo intervalo de tempo, o que definirá a freqüência dessas ondas. Assim se jogarmos trinta pedras em um minuto, teremos trinta cristas de onda em um intervalo de um minuto, o que nos dará a freqüência de 30 ondas por minuto. Quanto maiores forem as pedras, ou quanto maior a força com que essas pedras são lançadas sobre a água, maior a altura dessas ondas, o que vai definir outro parâmetro básico e comum a todas as ondas, que é a sua altura, intensidade ou nível.

Outro exemplo experimental que podemos utilizar para essa visualização é o da bola de bilhar. Se enfileirarmos diversas bolas de bilhar em linha reta em uma mesa, todas as bolas encostadas umas nas outras, e dermos uma tacada na primeira, apenas a última sofrerá o deslocamento da tacada. Todas as outras continuarão paradas. O que houve? A energia do choque da tacada foi transmitida da primeira à última bola e só a última, por não ter qualquer resistência, deslocou-se.



0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Digite aqui seu comentário :D

Física em Evolução - FV Sponsored by:Felipe Gustavo