Acessos

domingo, 14 de agosto de 2011

Estrabismo



Estrabismo

"O cérebro controla os músculos oculares. Isto explica por que crianças com paralisia cerebral, Síndrome de Down e hidrocefalia, com freqüência desenvolvem estrabismo."

O que é estrabismo?

Estrabismo é o desalinhamento dos olhos, onde cada olho aponta para uma direção diferente. Apesar de ser uma doença que acomete aproximadamente 4% das crianças, pode também surgir na vida adulta. O desvio dos olhos poderá ser constante e sempre notado, ou poderá ter períodos normais e períodos com olhos desviados. Um dos olhos poderá estar olhando em frente, enquanto o outro desvia para dentro, para fora, para cima ou para baixo. Em outros casos, o olho desviado poderá estar olhando em frente, ocasionando o desvio do olho que não é desviado.


Causas e sintomas

O estrabismo é causado pelo desalinhamento de músculos oculares. Entretanto, não se sabe a exata causa deste desvio que leva ao estrabismo. Sabe-se que o estrabismo é uma doença familiar. No entanto, em vários pacientes não existe uma história familiar positiva para estrabismo. É uma doença que acomete igualmente homens e mulheres.

O cérebro controla os músculos oculares. Isto explica por que crianças com paralisia cerebral, Síndrome de Down e hidrocefalia, com freqüência desenvolvem estrabismo. Até mesmo um tumor cerebral poderá provocar estrabismo. Se a visão de um dos olhos está embaçada devido à catarata ou a outra lesão, geralmente o olho se torna estrábico.

O sintoma primário do estrabismo é um olho que não fixa objetos à sua frente. Às vezes, algumas crianças desviam os olhos em ambientes muito claros. Poderão também não ter visão de profundidade. Algumas crianças inclinam ou giram suas cabeças em uma determinada direção, com a finalidade de manter os olhos paralelos.

Com bastante freqüência, os pais têm a falsa impressão de que o problema da criança foi curado espontaneamente. Apesar de o cansaço ou doença poderem piorar o estrabismo, as crianças não se curam espontaneamente. Se há suspeita de que uma criança esteja estrábica, é necessário um exame oftalmológico para determinar sua causa e iniciar o tratamento imediato.



Tratamento

O objetivo do tratamento é preservar a visão, colocar os olhos paralelos e recuperar a visão binocular. O tratamento do estrabismo depende de sua causa. Poderá ser direcionado para a correção do desequilíbrio de forças musculares, remoção de catarata ou tratamento de outras doenças que possam provocar um desvio ocular. Após o exame oftalmológico completo, incluindo também o de fundo de olho, o oftalmologista indicará o tratamento clínico, ótico, ou cirúrgico. Em alguns pacientes será necessária a oclusão do olho de melhor visão, com a finalidade de garantir visão igual nos dois olhos.



Resumindo:

- Não existe cura espontânea do estrabismo.
- O tratamento do estrabismo pode ser não-cirúrgico e incluir o uso de colírio, óculos ou injeções.
- Se o tratamento cirúrgico for indicado, é aconselhável que se faça enquanto a criança for menor, para permitir o uso normal dos olhos.
- Se você tiver mais perguntas ou quiser maiores informações sobre estrabismo ou ambliopia, consulte seu oftalmologista.






Clique para acessar a fonte

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Digite aqui seu comentário :D

Física em Evolução - FV Sponsored by:Felipe Gustavo