Acessos

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Presbiopia

A presbiopia ou vista cansada é a perda natural e progressiva da capacidade do olho em focalizar objetos de perto e de longe.


A vista cansada acontece normalmente a partir dos 40 anos, porque com o passar do tempo, o cristalino (a lente interna do olho) perde a flexibilidade necessária para ajuste do foco.


Com a idade, a incidência aumenta e afeta quase 100% da população acima dos 40 anos, quando começam a aparecer os sintomas. Pessoas que sofrem com a vista cansada podem sentir desconforto nos olhos durante a leitura, impossibilidade de focalizar os objetos que se encontram mais próximos durante períodos prolongados, as letras impressas só são reconhecidas quando mantidas suficientemente afastadas dos olhos, dores de cabeça, os olhos ficam cansados e principalmente, a vista desfocada.


Até o aparecimento de novas técnicas a correção da presbiopia proporcionava ao paciente um grande desconforto; tendo nos óculos e nas lentes companheiros indispensáveis.


A correção da presbiopia vem sendo alvo de muitas pesquisas para o desenvolvimento de novas técnicas procurando atender a esta numerosa população de pacientes com presbiopia preocupada com seu conforto, imagem e qualidade de vida.


Lente Intra-Ocular Multifocal
Esta é a mais moderna e atual técnica que está sendo utilizada nos grandes centros de oftalmologia em todo o mundo. Consiste na substituição do cristalino por uma lente intra-ocular multifocal que corrige o grau de perto e longe.


A vantagem da lente intra-ocular é que o resultado é definitivo e previne o surgimento da catarata já que o cristalino foi removido. A cirurgia é feita com anestesia tópica ou local, e dura em torno de 20 minutos, sem necessidade de internação e com alta imediata.


Para maior conforto do paciente o procedimento é realizado primeiro em um olho e depois de 15 dias no outro. Para o sucesso total do tratamento é essencial que todos os cuidados pós-operatórios sejam rigorosamente seguidos.


Laser
Este procedimento substitui o que até então estava sendo usado que é o da correção da presbiopia com raio laser (Excimer Laser, PRK, Lasik). Neste tratamento, o raio modifica a curvatura da córnea e, com esta, igualmente a refração da luz. Deste modo é possível obter a monovisão, ou seja, um olho vê melhor para longe e outro para perto, o que diminui os sintomas. Dessa forma, após o tratamento, o paciente poderá deixar de usar óculos de leitura. Como o tratamento não interrompe o processo de envelhecimento o procedimento pode ter que ser repetido. Possível somente se a córnea, já submetida a um procedimento suportar um novo. Caso este mesmo paciente venha a sofrer de catarata encontrá grandes dificuldade se precisar de uma cirurgia para remoção de catarata porque a córnea já foi alterada pelo laser.


Causas
O envelhecimento é caracterizado por uma perda progressiva da elasticidade normal da pele e dos músculos, tornando-os mais delgados e menos vigorosos.


Na presbiopia ocorre um processo semelhante: ocorre uma redução progressiva da capacidade de contração do músculo ciliar, que regula a espessura do cristalino, associada à esclerose (endurecimento) do cristalino. Os dois problemas juntos reduzem a capacidade de focar as imagens na retina.


Sintomas e Tratamento
Pessoas que utilizam a visão para trabalhos manuais e leitura, o fazem a uma distância de cerca de 33 cm, procurando visualizar nitidamente o objeto, com um mínimo de esforço visual.


Com o passar dos anos esse esforço aumenta progressivamente, o que obriga o leitor a ir afastando o seu objeto até que com o tempo se torna inviável a visualização.


Para a correção da presbiopia, é necessário o uso de lentes convexas, bifocais ou progressivas, com a finalidade de convergir as imagens até a retina.






Clique aqui para acessar a fonte

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante, pois eu não conhecia tanto assim sobre a presbiopia, achei legal a lente-ocular multifocal que previne o surgimento da catarata.
Tambem não sabia que a presbiopia rea causada pelo envelhecimento no nosso corpo. :)

COMENTARIO DE:Andreia Caroline Delong.

Nayra Dalmoro disse...

Eu não sabia que esse problema poderia afetar quase 100% da população acima de 40 anos, mas faz sentido já que é provocado pelo envelhecimento de nosso corpo...
^^

Postar um comentário

Gostou? Digite aqui seu comentário :D

Física em Evolução - FV Sponsored by:Felipe Gustavo