Acessos

domingo, 27 de novembro de 2011

Ressonância Magnética

A ressonância magnética (RM) é uma técnica radiológica que nos possibilita tomar imagens do interior do nosso corpo de maneira não invasiva.
Diferentemente da radiologia convencional e da tomografia computadorizada, a RM não usa radiação, mas poderosos magnetos (imãs) e ondas de rádio para obter estas imagens. O campo magnético produzido pelo aparelho de RM é 10.000 vezes maior que o campo magnético da Terra.
As forças do campo magnético criadas pelo equipamento de RM forçam os átomos do corpo a se alinharem de uma maneira semelhante à agulha de uma bussola quando ela é colocada próxima a um imã. Quando ondas de rádio são enviadas em direção aos átomos de hidrogênio realinhados, elas são rechaçadas e um computador registra este evento. Diferentes tipos de tecidos enviam diferentes tipos de sinais.
Imagens isoladas de RM são chamadas de cortes (slices). As imagens podem ser armazenadas em um computador ou impressas em filme. Um único exame pode produzir centenas de imagens. Outros nomes dados à ressonância magnética: ressonância magnética nuclear, imagem de ressonância magnética.
O uso da RM juntamente com outros métodos de imagem ajudam o clínico a chegar ao diagnóstico definitivo de uma doença que esteja investigando.
As imagens de RM podem ser intensificadas ou melhoradas com o uso de contrastes especiais, como o gadolíneo, que servem, também para fornecer informações adicionais sobre os vasos sanguíneos. Uma angiografia por ressonância (ARM) cria imagens tri-dimensionais dos vasos sanguíneos. Ela é utilizada quando a angiografia tradicional não pode ser realizada.
Para realizar o exame o paciente algumas vezes tem que usar uma bata hospitalar sem prendedores de metais. Algumas roupas de uso diário contêm metais, que podem interferir nas imagens da RM.
O paciente deita na maca do equipamento que é empurrada para dentro do equipamento de RM. Se o paciente tiver claustrofobia, ele deve avisar ao médico. Nestes casos um sedativo pode auxiliar e acalmar o paciente. Nos casos mais graves de claustrofobia, recomenda-se que o exame seja realizado em um sistema aberto de RM.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Digite aqui seu comentário :D

Física em Evolução - FV Sponsored by:Felipe Gustavo