O que é estrabismo?
Estrabismo é um defeito no alinhamento dos olhos, ou seja, eles apontam para diferentes direções. O desvio pode ser notado sempre ou esporadicamente. Um olho pode estar direcionado para frente enquanto o outro pode virar para dentro, para fora, para cima ou para baixo. As vezes, o olho desviado pode endireitar e o olho reto pode desviar. Estrabismo é uma condição comum entre as crianças, afetando cerca de 4% da população, mas também pode ocorrer mais tarde na vida. Pode ser hereditário (familiar) e ocorre igualmente em pessoas do sexo masculino e feminino.
A visão e o cérebro
Quando a visão binocular é normal (os dois olhos funcionam juntamente) ambos os olhos focalizam o mesmo alvo. A parte visual do cérebro funde as duas imagens numa imagem tridimensional única. quando um olho desvia, como ocorre no estrabismo,duas imagens diferentes são enviadas ao cérebro. Em crianças, o cérebro aprende a ignorar a imagem do olho mal alinhado e vê somente a imagem de um olho. Isto causa perda da percepção da profundidade e da visão binocular. Adultos que desenvolvem estrabismo frequentemente têm visão dupla, pois o cérebro já está treinado a receber imagens de ambos os olhos e não consegue ignorar a imagem do olho desviado.
A visão e o cérebro
Quando a visão binocular é normal (os dois olhos funcionam juntamente) ambos os olhos focalizam o mesmo alvo. A parte visual do cérebro funde as duas imagens numa imagem tridimensional única. quando um olho desvia, como ocorre no estrabismo,duas imagens diferentes são enviadas ao cérebro. Em crianças, o cérebro aprende a ignorar a imagem do olho mal alinhado e vê somente a imagem de um olho. Isto causa perda da percepção da profundidade e da visão binocular. Adultos que desenvolvem estrabismo frequentemente têm visão dupla, pois o cérebro já está treinado a receber imagens de ambos os olhos e não consegue ignorar a imagem do olho desviado.
Ambliopia
O alinhamento normal de ambos os olhos durante a infância permite o desenvolvimento de boa visão em cada olho. O alinhamento anormal,ou estrabismo, pode causar visão reduzida ou ambliopia. O cérebro reconhecerá a imagem do olho de melhor visão e ignorará a imagem do olho mais fraco (olho amblíope). Isto ocorre em aproximadamente metade das crianças que têm estrabismo. A ambliopia pode ser tratada colocando-se um tampão no olho de melhor visão para melhorar a visão do olho mais fraco. Se a ambliopia for detectada nos primeiros anos de vida, o tratamento frequentemente é bem sucedido. Se o tratamento adequado for deixado para depois, a ambliopia ou visão reduzida geralmente torna-se um problema permanente. Como regra, quanto mais cedo a ambliopia for tratada, geralmente antes dos 7 anos de vida melhor será o resultado final.
Causas e sintomas do estrabismo
A causa exata do mau alinhamento dos olhos que leva ao estrabismo não é totalmente compreendida. Seis músculos, que controlam os movimentos dos olhos, são presos na parte externa de cada olho. Em cada olho, dois músculos movimentam o olho para a esquerda ou para direita. Os outros quatro músculos o movimentam para cima ou para baixo e controlam movimentos de inclinação. Para alinhar e forçar ambos os olhos num alvo único, todos os músculos de cada olho devem estar equilibrados e funcionando juntamente com os músculos correspondentes do olho oposto. O cérebro controla os músculos do olho, isso explica o porquê as crianças com distúrbios que afetam o cérebro, como paralisia cerebral, síndrome de Down, hidrocefalia e tumores cerebrais frequentemente têm estrabismo. Catarata ou outra lesão nos olhos que afeta a visão também podem causar estrabismo. O sinal principal do estrabismo é um olho que desvia.ás vezes, o paciente fica com um dos olhos fechado na luz solar ou inclina a cabeça numa direção específica para usar os dois olhos ao mesmo tempo. Problemas com a percepção de profundidade também podem ser observados.
Detecção e diagnóstico
As crianças devem ser examinadas pelo médico da família, pediatra ou oftalmologista durante a infância e na idade pré-escolar para detectar problemas potenciais nos olhos. Isto é particularmente importante se um parente da criança tem estrabismo ou ambliopia. Nesse caso a criança deve ser examinada no primeiro ano de vida. Nas crianças frequentemente é difícil determinar a diferença entre olhos que parecem estar desviados e O verdadeiro estrabismo. Crianças pequenas geralmente têm a base do nariz alargada e uma dobra de pele na pálpebra superior que tende a encobrir o globo quando a criança olha para o lado, aparentando desvio. Esse aspecto de estrabismo pode melhorar conforme a criança cresce. O estrabismo verdadeiro não é curado com o crescimento. Muitas vezes somente o oftalmologista pode distinguir o verdadeiro do falso estrabismo.
Tratamento
Os objetivos do tratamento do estrabismo são preservar a visão e endireitar os olhos e restaurar a visão binocular. Dependendo da causa do estrabismo o tratamento pode envolver o reposicionamento dos músculos do olho desequilibrado, remover uma catarata ou corrigir outras condições que estão fazendo com que o olho vire. Depois de um completo exame oftalmológico incluindo um estudo detalhado de partes internas do olho um oftalmologista pode recomendar exercícios ortópticos, óculos ou cirurgia. Cobrir ou tapar o olho bom para melhorar a visão no olho fraco frequentemente é necessário.
Esotropia
Os dois tipos mais comuns de estrabismo são esotropia e exotropia. Esotropia significa um olho virado para dentro e é o tipo mais comum de estrabismo em crianças. Crianças jovens com esotropia não usam seus olhos em conjunto. Na maioria dos casos, a cirurgia precoce para alinhar o olho é necessária para obter visão binocular e prevenir perda de visão permanente. A cirurgia em qualquer idade pode resultar em melhora do campo visual lateral. Durante a cirurgia, a posição dos músculos dos olhos é ajustada. Por exemplo, na cirurgia para esotropia, os músculos internos são enfraquecidos. Ás vezes os músculos externos são encurtados para permitir que os olhos se movam para fora.
Esotropia acomodativa
A esotropia acomodativa é uma forma comum de esotropia que ocorre em crianças com hipermetropia, geralmente com dois anos de idade ou mais. Quando a criança é pequena ela pode focalizar os olhos para ajustar a hipermetropia, mas o esforço da focalização (acomodação) necessário para ver claramente estimula os olhos ao desvio. Os óculos ajudam a reduzir o esforço da focalização e podem endireitar os olhos. Ás vezes, óculos bifocais são necessários para o trabalho de perto. Colírios ou lentes especiais, chamadas prismas, também podem ser usados para endireitar os olhos. Exercícios ortópticos são ocasionalmente indicados em crianças mais velhas.
Exotropia
A exotropia (olho virado para fora) é um outro tipo comum de estrabismo. Ocorre mais frequentemente quando a criança está focalizando objetos distantes. Normalmente a exotropia ocorre de forma intermitente, particularmente quando a criança está distraída, doente ou cansada. Os pais geralmente observam que a criança fecha um olho na luz do sol. Apesar de óculos, exercícios ou prismas poderem reduzir ou ajudar a controlar esse desvio, frequentemente a cirurgia é necessária.
Cirurgia de Estrabismo
O globo ocular nunca é removido da cavidade durante nenhum tipo de cirurgia ocular. A cirurgia de estrabismo consiste em fazer uma pequena incisão no tecido que cobre o olho, permitindo ao oftalmologista acessar os músculos oculares subjacentes. Quais músculos oculares serão reposicionados durante a cirurgia depende da direção que o olho está desviando. Pode ser necessário realizar a cirurgia em um ou em ambos os olhos. A anestesia geral é necessária quando a cirurgia de estrabismo é realizada em crianças. A anestesia local é uma opção para adultos. O tempo de recuperação é rápido. Geralmente, as pessoas são capazes de retornar suas atividades normais dentro de alguns dias. Depois da cirurgia, óculos ou prismas podem ser úteis. Hipercorreção ou hipocorreção podem ocorrer nesses casos e será necessário outra cirurgia. A cirurgia precoce é recomendada para corrigir o estrabismo, pois crianças mais novas podem desenvolver visão binocular uma vez que os olhos são alinhados. Conforme a criança vai ficando mais velha, as chances de recuperar a visão binocular diminuem, apesar do campo de visão lateral poder melhorar. Olhos desviados também podem ter um efeito negativo sobre a autoconfiança da criança. Como em qualquer procedimento, a cirurgia de estrabismo pode ter riscos como: infecção, cicatrização excessiva e outras complicações todas muito raras. A cirurgia geralmente é um tratamento seguro e eficiente para o mau alinhamento ocular. Entretanto, não é um substituto, dos óculos ou do uso de oclusão.
Injeções de Botox
Botox , uma droga aprovada pelo Food and Drug Administration dos EUA,é uma alternativa para a cirurgia em alguns indivíduos. A injeção no músculo enfraquece-o temporariamente e relaxa-o, permitindo que o músculo oposto recupere sua função. Apesar dos efeitos do uso da droga terminarem após várias semanas, em alguns casos como em paralisia, o mau alinhamento pode ser permanentemente corrigido.
Resumo
- O estrabismo não cura com o crescimento.
- O tratamento é mais eficiente quando a criança é pequena.
- O alinhamento dos olhos é possível em qualquer idade e pode resultar em melhora do campo visual.
- O tratamento para o estrabismo pode ser feito com colírios, exercícios ou óculos.
- se o tratamento cirúrgico for indicado, quanto mais cedo for realizado, melhores chances a criança tem de desenvolver visão binocular normal.
- O tratamento é mais eficiente quando a criança é pequena.
- O alinhamento dos olhos é possível em qualquer idade e pode resultar em melhora do campo visual.
- O tratamento para o estrabismo pode ser feito com colírios, exercícios ou óculos.
- se o tratamento cirúrgico for indicado, quanto mais cedo for realizado, melhores chances a criança tem de desenvolver visão binocular normal.
Clique aqui para acessar a fonte
0 comentários:
Postar um comentário
Gostou? Digite aqui seu comentário :D