Daltonismo é a alteração na percepção das cores. O daltonismo também é conhecido com discromatopsia.
A nossa visão de cores é dada pelas células da retina chamadas cones. Existem basicamente 3 tipos de células cones, cada tipo responsável pela visão de uma das 3 cores básicas. As cores básicas da visão são o vermelho, o verde e o azul. As outras cores são, na verdade, a combinação dessas 3 cores básicas.
O indivíduo normal que distingue as 3 cores básicas é chamado de tricromatismo.
O dicromatismo é quando a pessoa só distingue 2 cores.
A forma mais comum de daltonismo é a deficiência para o verde e vermelho e é essa forma que realmente é chamada de daltonismo.
A deficiência para o vermelho se chama Protanopia.
Visão normal |
Percebam que o que ocorre geralmente não é uma deficiência total para enxergar determinada cor (por exemplo o vermelho) mas uma dificuldade de perceber os tons daquela cor (laranja, vermelho, vermelho escuro) o que faz com que a pessoa confunda uma cor com outra.
A deficiência total para cores, ou seja, enxergar tudo em preto e branco é muito mas muito raro e se chama acromatopsia.
Daltonismo: Tratamento
Até o momento não existe um tratamento definitivo e específico para o paciente daltônico.
Em alguns casos, quando a pessoa não tem a visão de uma determinada cor ou tem acromatopsia (só enxerga preto e branco) é possível usar algumas lentes de óculos com filtros de cor. Essas lentes são conhecidas como lentes de filtro seletivos para uso medicinal e embora não corrijam completamente o problema, ao menos, diminuem o desconforto e melhoram o contraste.
O uso de filtros coloridos também pode ser feito em lentes de contado. Existem lentes de contato para daltonismo, com diferentes filtros de cor.
No futuro, o tratamento genético pode representar a cura para o daltonismo.
Em algumas cidades há adaptação dos semáforos e sinais de trânsito para daltônicos. Também existem programas de computador que facilitam a vida do daltônico na hora de navegar na internet.
Curiosidades
- Algumas pessoas com daltonismo podem ter uma maior facilidade em reconhecer certos objetos, ver pessoas camufladas, escondidas etc... Em algumas situações o daltônico pode enxergar até melhor do que a pessoa com visão normal, principalmente a noite.
- Vincent Van Gogh, pintor holandês, era daltônico.
1 comentários:
Eu não sabia e achei bem interessante, sobre alguns daltonicos enxergarem melhor durante a noite. E em relação ao tratamento, que ainda não existe, acredito que futuramente conseguirão achar uma solução, já que a medicina só tem avançado.
Postar um comentário
Gostou? Digite aqui seu comentário :D