O que é a miopia?
A miopia é um defeito de refração que causa má visão ao longe. A miopia origina-se porque a imagem visual não se foca diretamente na retina, mas à frente da mesma.
Este problema pode ter origem porque o olho é demasiadamente grande ou porque o cristalino tem uma distância focal demasiadamente curta. A única possibilidade de focar a imagem na retina, sem óculos, é aproximar o olho do objeto percepcionado a uma distância proporcional ao valor da miopia. Não se é míope para todas as distâncias de visão, mas sim a partir de uma distância determinada desde o olho. Sem os seus óculos, cada míope vive no centro de uma esfera de visão nítida cujo raio vem dado pelo valor da sua miopia. Com uma dioptria, por exemplo, verá com plena nitidez até um metro de distância desde os seus olhos, mas se tiver duas dioptrias essa mesma distância ficará reduzida a meio metro. Assim, a miopia pode ser ligeira (até 3 dioptrias), moderada (de
A miopia constitui uma fonte de muita preocupação para quem é por ela afetado, principalmente os pais de crianças com miopia. A miopia cria maior ansiedade devido à sua tendência para aumentar, com a conseqüente diminuição da acuidade visual e a crescente dependência dos óculos ou das lentes de contacto. Normalmente a miopia estabiliza quando o processo de crescimento está completo, obtendo-se uma visão normal após correção com óculos. A miopia de alto grau é uma condição crônica e degenerativa que pode causar problemas devido à sua associação com alterações do fundo do olho. A alta miopia pode originar a perda de visão quando a deformação do olho provoca estragos na retina ou o seu descolamento. A miopia pode aparecer associada outros problemas de visão como as cataratas e o glaucoma.
Causas da miopia
Muitas têm sido as explicações dadas pelos investigadores/especialistas de olhos, sobre as causas da miopia. Alguns investigadores argumentam que o estado refrativo é geneticamente determinado, outros são da opinião que a miopia surge por causas ambientais. Parece provável que a miopia seja o resultado de uma combinação errada dos diversos fatores. No decurso do crescimento, os vários fatores que afetam o estado refrativo do olho, como as curvaturas da córnea e do cristalino, o comprimento do olho e os índices de refração dos meios, combinam-se de forma a que o resultado final seja a entropia (ou seja sem graduação).
Um caso particular de miopia devida a uma alteração do índice de refração, é aquela que surge em pessoas idosas, nomeadamente quando o índice de refração no núcleo do cristalino faz aumentar o seu poder refrativo causando a miopia. Trata-se de um caso de catarata incipiente em que o cristalino se mantém transparente (por exemplo, o caso das pessoas idosas que aos 80 anos ainda conseguem realizar tarefas pormenorizadas como enfiar a linha numa agulha.).
Clique aqui para acessar a fonte
1 comentários:
A miopia pode ser corrigida com o uso de óculos, mas é importante sempre usa-los. E vale lembrar que mesmo depois da recuperação é preciso sempre fazer exames e conferir se está tudo certo, pois a miopia pode até mesmo levar a perda de visão.
Postar um comentário
Gostou? Digite aqui seu comentário :D