Acessos

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ondas Eletromagnéticas #8

É importante tomarmos consciência de como estamos imersos em ondas eletromagnéticas. Iniciando pelos Sol, a maior e mais importante fonte para os seres terrestres, cuja vida depende do calor e da luz recebidos através de ondas eletromagnéticas.

Além de outras, recebemos também: a radiação eletromagnética emitida, por átomos de hidrogênio neutro que povoam o espaço interestelar da nossa galáxia; as emissões na faixa de radiofreqüências dos "quasares" (objetos ópticos que se encontram a enormes distâncias de nós, muito além de nossa galáxia, e que produzem enorme quantidade de energia); pulsos intensos de radiação dos "pulsares" (estrelas pequenas cuja densidade média é em torno de 10 trilhões de vezes a densidade média do Sol).

As ondas eletromagnéticas são ondas formadas pela combinação dos campos magnético e elétrico que se propagam no espaço perpendicularmente um em relação ao outro e na direção de propagação da energia. James Clerk Maxwell, físico escocês, ficou conhecido por desenvolver o trabalho mais notável na área do eletromagnetismo no século XIX. Maxwell se apoiou nas leis experimentais que foram descobertas pelos célebres cientistas Coulomb, Ampère, Faraday e deu a essas teorias uma nova visão, estruturando um conjunto de equações que resume todos os conhecimentos sobre o eletromagnetismo, as quais ficaram conhecidas como equações de Maxwell.

Além de descrever o comportamento do campo elétrico e do campo magnético, as equações de Maxwell possibilitaram a previsão da existência das ondas eletromagnéticas, as quais são muito conhecidas e empregadas na ciência e na tecnologia. São ondas eletromagnéticas: as ondas de rádio, as micro-ondas, a radiação infravermelha, os raios X e raios gama e a luz visível ao olho humano.

As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas utilizadas pelas emissoras de rádio e que possuem frequências que variam até cerca de108 hertz. Nas emissoras de rádio, existe um circuito elétrico que provoca a oscilação de elétrons na antena emissora, esses elétrons são acelerados e em decorrência desse acontecimento emitem ondas de rádio que se propagam transportando informações da estação até a antena receptora que existe, por exemplo, no radinho de pilha do vovô. As emissoras de TV utilizam esse mesmo princípio para realizar suas transmissões, no entanto as ondas eletromagnéticas que elas utilizam possuem frequências mais altas que as utilizadas pelas emissoras de rádio.

Clique AQUI, e AQUI para acessar as fontes.

4 comentários:

Heloísa M. Vidal disse...

Nossa, muito esclarecedor esse post, agora passei a entender melhor as diferenças entre as ondas eletromagnéticas (que não precisam de um meio material para se propagarem) e as ondas mecânicas (que necessitam sim de um meio material para se propagarem). Além disso, fiquei curiosa do quanto as ondas eletromagnéticas estão presentes no nosso dia-a-dia, tanto nas ondas de rádio, como as de micro-ondas, na radiação infravermelha e até na luz visível aos nossos olhos!

Anônimo disse...

As ondas eletromagnéticas são usadas para comunicações sem fio correspondem à energia transportada através do espaço, na velocidade da luz, na forma de campo elétrico e magnético.
Qualquer equipamento transmissor produz ondas eletromagnéticas de radiofreqüências, por exemplo, o controle remoto, o telefone celular ou as estações de radio.

Allybonny C. Ziomek disse...

As ondas eletromagnéticas são muito importantes pois nos proporcionam por exemplo o exame de ultra som, pois através dessas ondas e o efeito Doppler podemos ter diagnósticos mais preciso.

Gustavo Luiz disse...

Nossa! gostei deste post pois agora percebo que tanto as ondas eletromagnéticas quanto as mecânicas estão no nosso dia-a-dia as eletromagnéticas no micro-ondas nas ondas de radio estão em toda a nossa volta e não percebemos
é como toda a física que está em todos os lugares mais nós não a percebemos por isso achei interessante pois agora vou ouvir radio e lembrar que aquilo é uma onda eletromagnética

Postar um comentário

Gostou? Digite aqui seu comentário :D

Física em Evolução - FV Sponsored by:Felipe Gustavo