Acessos

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Astigmatismo

O astigmatismo se caracteriza pela formação da imagem em vários focos, em eixos diferenciados. Uma córnea normal é redonda e lisa, no caso de quem tem astigmatismo, ela é mais ovalada, isto faz com que a luz se refrate por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um.

Para as pessoas com este problema, todos os objetos – tanto próximos como distantes – ficam distorcidos. As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado.

O astigmatismo é causado pelo formado irregular da córnea ou do cristalino. Ele é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia.

Um astigmatismo ligeiro pode desenvolver-se ao longo dos anos, devido à alteração da curvatura da córnea, provocada pelas milhares de piscadas diárias.

Pessoas que sofrem de astigmatismo ligeiro podem corrigir sua visão com o uso de lentes de contato ou óculos com lente tórica ou cilíndrica, que faz com que os raios de luz se concentrem em um plano único.

Em casos mais graves, pode-se recorrer à cirurgia a laser ou a um procedimento conhecido como ceratotomia astigmática.


1 comentários:

Heloísa M. Vidal disse...

Interessante saber que, como a miopia e a hipermetropia o astigmatismo também é hereditário. E nossa eu nem imaginava que o astigmatismo (ligeiro) pudesse ser provocado por algo tão simples e natural, como as piscadas diárias!. Mas felizmente esse tipo de astigmatismo, pode ser tratado mais facilmente. Agora sim, eu passei a entender melhor essa "doença" genética.

Postar um comentário

Gostou? Digite aqui seu comentário :D

Física em Evolução - FV Sponsored by:Felipe Gustavo