Acessos

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Miopia


O que é?

A Miopia é a condição em que os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe.

A palavra "miopia" vem do grego "olho fechado", porque as pessoas com esta condição, freqüentemente apertam os olhos para ver melhor à distância.

O olho míope apresenta uma curvatura corneana acentuada ou comprimento do olho além do normal. Por esse motivo, a formação da imagem se dá antes da retina, resultando em uma baixa de visão.

QUANDO SURGE?

O problema começa a aparecer, normalmente, na pré-adolescência, se intensifica na adolescência e se estabiliza na idade adulta.



(1) Retina
(2) Córnea
(3) Cristalino.



Visão à distância, olho normal.



Há no globo ocular duas lentes, a córnea e o cristalino, que direcionam os raios luminosos ao pólo posterior (mais no fundo) do olho. Nessa área, a luz é captada e fixa pela retina e transmitida pelo nervo óptico até o cérebro. Se a imagem é formada exatamente na retina, a visão é perfeita.




Visão à distância, olho míope

O olho com miopia tem a córnea muito curva ou o eixo anteroposterior (horizontal) muito longo, não permitindo que a imagem chegue à retina. A imagem não consegue se fixar direito e os objetos distantes ficam embaçados.
TRATAMENTO ÓCULOS

O inconveniente dos óculos é a limitação para a prática de exercícios, em especial os competitivos, além da redução do campo visual e dos reflexos do indivíduo.
LENTES DE CONTATO

Corrigem bem as miopias, satisfazem a estética, mas podem causar intolerâncias, exigindo maiores cuidados.
CIRURGIA

As cirurgias refrativas procuram modificar a curva da córnea, determinando a formação correta da imagem na retina. A técnica mais moderna é feita com excimer laser.
TIPOS DE CIRURGIA A LASER

PRK - Duração de 3 a 5 minutos
O PROCEDIMENTO



Depois de minuciosos exames, o indivíduo é deitado em uma cama especial. Um aparelho, chamado blefarostato, é usado para fixar as pálpebras e impedir que os olhos se fechem durante a cirurgia. Um colírio anestésico consegue impedir a dor.
O LASER



O PRK costuma ser indicado para graus mais baixos. O epitélio do olho (camada superficial sobre a córnea) é raspado para receber o laser, uma luz ultravioleta de alta energia. As células da córnea são pulverizadas com a aplicação do laser, e a córnea é aplanada. O epitélio, com o tempo, se regenera.
LASIK - DURAÇÃO DE 8 A 10 MINUTOS
O PROCEDIMENTO



A forma de preparo desse tipo de cirurgia é mais delicada. Depois de o indivíduo ter sido anestesiado com um colírio especial, é utilizado um aparelho chamado microcerátono, que levanta uma pequena camada da córnea para a aplicação do laser. A pálpebra também é fixa com o blefarostato.
O LASER



A luz ultravioleta é a mesma da técnica PRK. A radiação, com uma precisão mais que milimétrica, transforma as células da córnea em água e gás carbônico. Depois da aplicação do laser, a camada superficial da córnea afastada pelo microcerátono é recolocada.
PÓS-OPERATÓRIO

Depois da cirurgia - tanto no caso da PRK quando no da LASIK - são usados colírios antiinflamatórios e antibióticos. Em geral, um olho é operado de cada vez.

O tempo de recuperação pode variar de 24 horas a algumas semanas, dependendo da técnica utilizada e da capacidade de recuperação de cada um.


(1) Antiga curvatura
(2) Nova curvatura

Pode fazer a cirurgia

Quem tem pelo menos um grau de miopia, mais de 18 anos e, principalmente, está com o problema estabilizado.

Pode fazer a cirurgia

Quem tem pelo menos um grau de miopia, mais de 18 anos e, principalmente, está com o problema estabilizado.

Riscos

A taxa de complicação depois da cirurgia varia em torno de 2%.

Os problemas que podem surgir são:

Hipocorreção

Quando ainda resta algum grau de miopia e há necessidade de uma segunda cirurgia.

Hipercorreção

Neste caso, o indivíduo deixa de ser míope e torna-se hipermétrope (visão deficiente para perto). Uma outra cirurgia pode resolver o problema.

Cicatrização anormal

A superfície da córnea pode ficar levemente opaca e os olhos perdem a qualidade visual.

Dicas para depois da operação

Se a luz do sol incomodar, use óculos escuros;
Evite esfregar os olhos;
Evite piscinas e mar durante cerca de um mês;
Não beba álcool, pois pode reagir com os antiinflamatórios;
Restrinja a prática de exercícios nos primeiros dias;
Evite fumaça poluição e poeira.

Clique aqui para acessar a fonte

3 comentários:

Gabriela Kawa disse...

Eu acho muito interessante porque as pessoas que tem miopia não enchergam muito bem de perto e muito memos de longe.

Carol Agneli disse...

Esta matéria é muito esclarecedora, explica minuciosamente os detalhes da miopia e também os detalhes de correção. É tão detalhista que chega a deixar a gente com medo de ter este problema e ter que fazer esta cirurgia, pois é um procedimento muito delicado.
Mas, gostei de saber os principais pontos, pois ao que me parece é um problema meio comum.

Anônimo disse...

Brenno Henrique
muito interessante já mais podia imaginar que existem pessoas com dificuldade para ver as coisas de perto .

Postar um comentário

Gostou? Digite aqui seu comentário :D

Física em Evolução - FV Sponsored by:Felipe Gustavo