Processo de remoção da catarata
Visão embaçada
Catarata é a opacificação do cristalino, que é a lente natural existente no globo ocular, responsável pela focalização da visão para longe e para perto. Com a idade, geralmente dos 40 anos, pode ocorrer um processo de opacificação dessa lente (o cristalino) que leva a diminuição progressiva da visão. A rapidez dessa evolução varia de pessoa para pessoa e até mesmo de um olho para o outro.
Catarata senil ou pré-senil
Nesses casos é comum o aparecimento da catarata em ambos os olhos, porém normalmente em estágios diferentes de evolução. O tratamento é eminentemente cirúrgico, porém a época de sua realização dependerá da acuidade visual, bem como da avaliação do oftalmologista.
Cataratas Congênitas
São as cataratas que aparecem ao nascimento e são causadas devido a problemas durante a gestação, como infecções intra-uterinas (rubéola, sarampo, sífilis) ou genéticas (transmitida de pais para filhos).
Muitas vezes as cataratas congênitas não são descobertas logo ao nascimento, a não ser que seja realizado um exame ocular precoce. A cirurgia nestes casos deve ser realizada o quanto antes, a fim de permitir recuperação da função visual.
As principais causas do surgimento da catarata são:
Idade, é a causa mais freqüente da doença;
Conseqüência do diabetes;
Conseqüência do uso indiscriminado e sem orientação médica, de colírios com corticosteróides;
Traumatismos oculares;
Radiação;
Infecções nos olhos;
Uveítes.
Principais sintomas da catarata:
Visão embaçada;
Necessidade de mais luz para enxergar com nitidez;
A leitura fica mais difícil.
Grupo de risco
Pessoas com mais de 40 anos.
Atualmente a cirurgia é realizada em qualquer tipo de catarata, independente do seu grau de comprometimento da visão. É um procedimento que dura por volta de 30 minutos, mas que apesar de rápido é também delicado.
Cirurgia é o único tratamento para catarata. Não há medicamento, vitaminas, colírios ou exercícios que façam a catarata desaparecer.
As técnicas mais utilizadas são:
Extra Capsular
Consiste em incisão no globo ocular de aproximadamente 10mm, retirando a catarata por completo.
Facoemulsificação
É uma cirurgia com incisões menores de 3,5mm, que consiste na introdução de uma espécie de cânula no globo ocular, ligada a um equipamento ultra-sônico, que aspira e emulsifica (dilui) a catarata, permitindo uma recuperação mais rápida.
A escolha de uma ou outra técnica dependerá de cada caso. Ambas são realizadas sob anestesia local, com implante posterior de uma lente intra-ocular.
Hoje não é mais necessário aguardar a catarata “amadurecer”. A decisão da cirurgia deverá ser tomada em conjunto com o seu oftalmologista, quando a visão estiver borrada o suficiente para dificultar as atividades da vida diária, isto é, ver televisão, trabalhar, dirigir com segurança, andar pela rua etc. é necessário que se faça a cirurgia.
Após o diagnóstico e a decisão pela cirurgia, será realizada a Biometria Ultra-sônica, onde teremos os dados para o cálculo adequado do grau da lente intra-ocular a ser implantada após a retirada do cristalino, para evitar o uso de óculos após a cirurgia.
É necessária a aplicação de alguns colírios no dia anterior à cirurgia;
As incisões são auto selantes e se fecham sem necessidade de pontos;
Durante a cirurgia o paciente não sentirá dor, nem verá o que está sendo feito pelo cirurgião;
Muito provavelmente haverá necessidade do uso e óculos para leitura de perto.
2 comentários:
COMENTARIO DE:Andreia Caroline Delong.
Eu achava que conhecia sobre essa doença chamada de catarata, mas não sabia era nada!quantas coisas que causam essa doença!!!mas ta bem completinho carolzinha, nossa bastante coisa que eu não tinha conhecimento!!!
Não sabia que uma pessoa poderia nascer com catarata!! Informação nunca é demais^^
Postar um comentário
Gostou? Digite aqui seu comentário :D