Acessos

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estrabismo

"Se os olhos do seu filho apontam para direções diferentes, procure um oftalmologista. ele pode ter estrabismo e deve ser tratado".

Estrabismo ou vesgueira, é uma anomalia dos olhos em que eles perdem o paralelismo entre si. Enquanto um dos olhos olha em frente, o outro está desviado. Existem vários tipos de estrabismo:
O olho afetado pode estar desviado em direção ao nariz(estrabismo convergente);
Para o lado ( estrabismo divergente) ;
Para cima ou para baixo (estrabismo vertical);
Pode haver uma combinação de desvio horizontal e vertical, num mesmo paciente como por exemplo, em direção ao nariz e para cima.
O estrabismo pode estar presente desde o inicio da vida ou aparecer mais tarde, ainda na infância.
Pode também aparecer ainda mais tarde, mesmo em adultos, neste caso causado por alguma doença física não ocular, como diabete e doenças neurológicas, ou devido um traumatismo na cabeça, a incidência neste ultimo caso tem- se tornado mais frequente com o aumento dos acidentes de trânsito.
O Estrabismo é apenas um problema de posicionamento dos olhos?
Não. O desvio dos olhos é o que se vê.Atrás dele há problemas sensoriais, cerebrais, na área da visão.
Quando uma pessoa normal olha para um objeto, esta forma imagens na retina de cada um dos olhos, essas dua imagens vão ao cérebro, o qual as funde, e o individuo vê só uma imagem. Se estamos olhando para um objeto há 2m de distância e colocamos um dedo à frente do nariz, percebemos o dedo em duplicata(diplopia). Se agora olharmos para o dedo, o objeto distante é que será percebido duplo, a visão dupla é então, o gatilho de um reflexo, por meio do qual alinhamos os olhos para ambos olhem pra o objeto que nos chama atenção. Esse reflexo é responsável pela manutenção do adequado alinhamento dos olhos à todo momento durante a vida. Devido a ele um individuo normal nunca ficará estrábico.

A pessoa que nasceu estrábica ou adquiriu o estrabismo muito cedo, antes de um ano, usa outro mecanismo para não ver duplo: Ao invés de alinhar os olhos, suprime a imagem que se formou na retina do olho desviado. Essa imagem não chega ao cérebro, com isso ele fica livre da visão dupla, mais sofre uma consequência grave. As células cerebrais responsáveis por esse olho atrofiam, por falta de uso; a visão neste olho fica baixa, complicação chamada ambliopia. Note-se que esse mecanismo não ocorre nos estrabismos adquiridos tardiamente, a diplopia é constante, só desaparecendo com o alinhamento cirúrgico dos olhos.

Criança com Estrabismo:






Clique aqui para acessar a fonte

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Digite aqui seu comentário :D

Física em Evolução - FV Sponsored by:Felipe Gustavo