O Estrabismo é uma patologia oftalmológica que consiste no desalinhamento dos olhos. A maioria dos casos tem início na infância, mas também pode ocorrer durante a vida adulta. Observa-se que pacientes com estrabismo podem ter problemas psicológicos, sociais e econômicos relacionados ao desvio ocular. Mais do que nunca a sociedade dá importância à aparência, influenciando nosso comportamento e auto-estima. Neste contexto a posição dos olhos é fundamental.
A maioria dos pacientes estrabicos são assintomáticos. Em alguns tipos de estrabismo o paciente pode apresentar dores de cabeça, dor nos olhos e sonolência durante as tarefas visuais. A queixa de visão dupla é geralmente observada em pacientes adultos.
Existem vários tipos de estrabismo, como a esotropia ou desvio convergente (desvio dos olhos para dentro), a exotropia ou desvio divergentes (desvio dos olhos para fora) e os desvios verticais (um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro).
Há tratamentos diferentes para os diversos tipos de estrabismo. Alguns são corrigidos com o uso de óculos, outros com uso de óculos e cirurgia de correção de estrabismo e há aqueles que são corrigidos apenas com a cirurgia de correção de estrabismo. Atualmente em alguns casos pode ser realizado o tratamento do estrabismo com toxina botulínica.
www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/estrabismo
www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/estrabismo
pt.wikipedia.org/wiki/Estrabismo
2 comentários:
Ederson Ap. Santos:
Eu ja vi algumas pessoas com os olhos mais para dentro ou com desvios verticais, mas não sabia que eram tipos diferentes de estrabismo.
Fábio Alexandre de Souza:
Achei interessante, e eu já conhecia ela pois para tratar o estrabismo se for no inicio com um certo grau no óculos corrigi mais o mais indicado é a cirurgia.
Postar um comentário
Gostou? Digite aqui seu comentário :D