Acessos

sábado, 27 de agosto de 2011

Catarata

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.
Sintomas
Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez.
No início da lesão, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução do quadro, porém, passa a enxergar apenas vultos.
Causas
A catarata pode ser congênita (casos raros) ou adquirida.
A principal causa da doença é o envelhecimento. Embora o problema apareça geralmente em indivíduos com mais de 50 anos, há casos de crianças que já nascem com a doença (geralmente filhos de mães que tiveram rubéola ou toxoplasmose no primeiro trimestre de gestação).
Outras causas de catarata são diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, especialmente dos que contêm corticóides, inflamações intra-oculares e traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos.
Diagnóstico
O diagnóstico de catarata é feito pelo oftalmologista. Valendo-se de um exame minucioso, ele verificará se o cristalino possui alguma lesão (aparência de véu esbranquiçado nos olhos.
Tratamento
O único tratamento para catarata é o cirúrgico. O objetivo da cirurgia - simples, rápida e feita sob anestesia local – é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida.
O cristalino pode ser retirado inteiro ou por facoemulsificação (um aparelho tritura e aspira o cristalino), que tem a vantagem de exigir corte menor e menos suturas. A cirurgia da catarata exige cuidados pós-operatórios como qualquer outra intervenção cirúrgica.


http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/catarata/

4 comentários:

Anônimo disse...

Fábio Alexandre de Souza:

Eu já conhecia essa doença chamada cataratas, mais não sabia que era só pessoas com mais de 50 anos que obtinha essa doença e também não sabia que a unica fora de tratamento era a cirurgia.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jackeline alves disse...

eu nao sabia nada sobre essa lesão que acontece com o envelhecimento dos olhos
mas é sempre bom sabermos de coisas importasntes
e que nos favoreçam no nosso aprendisado diario

Anônimo disse...

Jackson Leite
nossa não sabia que era por cirurgia que podia se tratar a doença , ouvia falar muito por ai mas não sabia como se tratava .

Postar um comentário

Gostou? Digite aqui seu comentário :D

Física em Evolução - FV Sponsored by:Felipe Gustavo