O que é :
A Miopia é a condição em que os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe.
A palavra "miopia" vem do grego "olho fechado", porque as pessoas com esta condição, freqüentemente apertam os olhos para ver melhor à distância.
O olho míope apresenta uma curvatura corneana acentuada ou comprimento do olho além do normal. Por esse motivo, a formação da imagem se dá antes da retina, resultando em uma baixa de visão.
A hereditariedade é o um dos maiores fatores que mais influenciam no aparecimento da miopia. A miopia tende a aumentar durante a fase de crescimento (até, aproximadamente, 19 anos). Os pacientes com miopia enxergam mal objetos distantes.
O principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade. Hábitos como a leitura, utilizar a visão com pouca luz, ou até mesmo deficiências de nutrição não têm qualquer efeito sobre a miopia. Normalmente a miopia aumenta durante a fase de crescimento (até 19 anos).
Tratamento
Como corrigir a miopia?
Pessoas míopes podem corrigir sua visão de várias formas:
Óculos
Lentes de contato
Cirurgia a laser
Ceratotomia radial
Cirurgia a laser
As cirurgias refrativas atuam na modificação da curvatura da córnea, determinando a formação correta da imagem na retina. A técnica mais moderna usada atualmente é feito com Excimer Laser.
Tipos de cirurgia a laser:
O PRK - Duração de 3 a 5 minutos
Procedimento
Após a realização de exames detalhados, um aparelho, blefarostato, é usado para fixar as pálpebras e impedir que os olhos se fechem durante a cirurgia. Um colírio anestésico consegue impedir a dor.
Laser
O PRK costuma ser indicado para pacientes com graus mais baixos. O epitélio do olho (camada superficial sobre a córnea) é raspado para receber o laser, uma luz ultravioleta de alta energia. As células da córnea são pulverizadas com a aplicação do laser e a córnea é nivelada. O epitélio, com o tempo, se regenera.
Lasik - Duração de 8 a 10 minutos
Procedimento
A forma de reparo dessa cirurgia é mais delicada. Depois de o paciente ter sido anestesiado com um colírio especial, é utilizado um aparelho, microcerátono, que levanta uma pequena camada da córnea para a aplicação do laser.
O Laser
A luz ultravioleta é a mesma da técnica PRK. A radiação, com uma precisão mais que milimétrica, transforma as células da córnea em água e gás carbônico. Depois da aplicação do laser, a camada superficial da córnea afastada pelo microcerátono é recolocada.
Vídeo
(obs.: o vídeo está em inglês, porém, pelas imagens conseguimos entender um pouco melhor sobre a cirurgia ocular)
2 comentários:
Muito interessante a postagem, principalmente o vídeo, que mostra a estrutura do olho, e onde se pode identificar que a pessoa é míope ou não. E demostra também o procedimento de uma cirurgia a laser, que sinceramente me deu até uma certa agonia na hora que se raspa o epitélio (como bem foi mostrado, é a camada superficial sobre a córnea) para que se possa receber o laser. Mas essa cirurgia só é indicada em último caso ...(ainda bem!)
É verdade eu também achei muito interesante o video, me deu uma agonia na hora da raspagem
Jéssica Luana
Postar um comentário
Gostou? Digite aqui seu comentário :D